Orientação a mães de crianças do espectro autístico a respeito da comunicação e linguagem
20/10/2019
O artigo "Orientação a mães de crianças do espectro autístico a respeito da comunicação e linguagem" foi publicado em março de 2011, no Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, pelas autoras Fernanda Dreux Miranda Fernandes, Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato, Juliana Izidro Balestro e Daniela Regina Molini-Avejonas.
O objetivo deste artigo foi verificar os resultados obtidos após a realização de dez sessões de orientação específica para mães de crianças do espectro autístico a respeito de comunicação e linguagem. Participaram 26 díades mãe-criança. As crianças eram pacientes de um serviço de Fonoaudiologia especializado em Distúrbios do Espectro Autístico. Foram realizadas cinco sessões de orientação e cinco de acompanhamento para pequenos grupos de mães, paralelamente à manutenção do processo de terapia fonoaudiológica das crianças. O foco direcionado à comunicação, possibilitou a identificação de elementos como a obtenção da atenção da criança, a iniciativa de comunicação ou de alguma atividade conjunta, a latência para a resposta e o uso de materiais ou brinquedos de interesse da criança como essenciais para o estabelecimento de interações bem sucedidas. A análise individualizada mostra que todos os sujeitos apresentaram progresso em pelo menos uma das áreas investigadas. Houve um impacto positivo do procedimento de orientações sistematizadas voltadas às questões de comunicação e linguagem, realizadas juntamente com o processo de terapia de linguagem das crianças (e não em substituição a ela). Embora as sessões de orientações tivessem roteiros de funcionamento e registro, elas permitiam ajustes às necessidades e demandas de cada grupo
Para maiores informações clique no link abaixo:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000100004
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