Dra. Juliana Balestro

Fonoaudióloga


Dra. Juliana Izidro Balestro

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Luterana do Brasil.

Pós Graduada em Educação Especial pelo Complexo de Ensino Cesuca.

Mestre em Ciência da Reabilitação: Comunicação Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Doutora em Ciência da Reabilitação: Comunicação Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Emory University School of Medicine.

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Há 21 anos a Dra. Juliana Balestro iniciou a sua jornada no Autismo.

No ano de 2000, ainda na faculdade realizou um estágio extra curricular em uma clínica em Porto Alegre. Nessa clínica, permaneceu durante anos. Trabalhou com crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e formou-se na metodologia TEACCH.

Em 2005, em seu Trabalho de Conclusão de Curso em Fonoaudiologia, investigou a comunicação de crianças com Autismo em uma perspectiva interacionista. Nessa época, compreendeu a importância da Fonoaudiologia e da Comunicação nos TEA e optou em aprimorar seus estudos.

Mudou-se para São Paulo em 2009, após a aprovação no Programa de Mestrado em Ciência da Reabilitação – Comunicação Humana da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Sua dissertação de mestrado foi multicêntrica. Ela investigou as dificuldades comunicativas dos pais e cuidadores de crianças com TEA em relação aos seus filhos em 4 estados do Brasil.

Em 2013, ingressou no Doutorado também pela Faculdade de Medicina da USP. Durante o percurso do Doutorado a Dra. Juliana frequentou dois centros internacionais de referências em pesquisas, o Autism Institute, The Florida State University - College of Medicine e o Marcus Autism Center da Emory University - School of Medicine.

Em 2015, o primeiro centro visitado foi o Autism Institute. Nesse instituto, as pesquisas conduzidas têm consistentemente promovido ganhos nas habilidades sociocomunicativas das crianças com TEA ao longo de anos. Neste centro, a Dra. Juliana permaneceu por dois meses e participou de atividades como: avaliações (ADOS), reuniões profissionais, webinars, programas de treinamento (metodologia SCERTS) e de suporte aos pais e cuidadores (Playgroup).

Ao retornar, ainda em seu Doutorado, seu projeto foi contemplado com uma bolsa de estudo da CAPES no exterior e em 2017 mudou-se com sua família para Atlanta nos Estados Unidos para estudar na Emory University - School of Medicine. No Marcus Autism Center as pesquisas conduzidas pelo diretor Dr. Ami Klin são referências mundiais. Como um dos maiores centros de Autismo nos EUA e um dos apenas cinco Centros de Excelência em Autismo do National Institutes of Health (NIH), o Marcus Autism Center oferece para as famílias acesso às pesquisas mais recentes, avaliações abrangentes e tratamentos intensivos para crianças. Permaneceu por quatro meses sob a orientação da Dra. Lindee Morgan e participou de reuniões científicas, avaliações de bebês de risco para TEA (CSBS), visitações e reuniões semanais em escolas para acompanhar a utilização da metodologia SCERTS e a implementação do método SEE-KS; reuniões de acompanhamento para criação da pré escola do Marcus Autism Center, capacitou-se na aplicação da Escala de Observação Diagnóstica nos Transtornos do Espectro do Autismo (ADOS – 2) e participou do grupo de orientações sobre o desenvolvimento da comunicação aos pais e cuidadores de crianças com TEA (Support Group ASD Family), entre outras atividades.

Em sua tese, defendida no final de 2017 ela propôs um Programa de Orientações sobre Comunicação para Cuidadores (POCC) de crianças de risco e com TEA. Esse programa abrange os diferentes contextos das crianças e suas famílias; a influência do estilo parental; o entendimento de como as crianças se comunicam; quais os componentes para engajar uma criança com autismo e como ampliar as oportunidades de comunicação das crianças.

Ela inaugurou sua própria clínica em 2019, juntamente com seu marido. Atualmente realiza avaliação, supervisão e intervenção no desenvolvimento da comunicação social de crianças de risco e com autismo, atuando junto aos pacientes, família e escola. O conjunto de suas vivências permitem o seu atendimento individualizado e integrado, utilizando recursos de cada método aprendido de acordo com a necessidade de cada família. Seu amor pela comunicação e pelo desenvolvimento infantil reflete em suas publicações, atualizações frequentes e atuação diária.