Você sabe o que é o modelo SCERTS® de intervenção para o autismo?


03/07/2021   

SCERTS® é um modelo para trabalhar com pessoas com autismo e condições relacionadas. É uma abordagem baseada em pesquisa científica com uma estrutura multidisciplinar que abrange os principais desafios enfrentados por pessoas com autismo e suas famílias.

 

A sigla “SCERTS” (Social Communication, Emotional Regulation & Transactional Support), em português refere-se ao foco em:

 

“CS” - Comunicação Social - o desenvolvimento da comunicação espontânea, funcional, da expressão emocional e de relações seguras e de confiança com crianças e adultos;

“RE” - Regulação Emocional - o desenvolvimento da capacidade de manter um estado emocional bem regulado para lidar com o estresse diário e estar mais disponível para aprender e interagir;

"ST" - Suporte Transacional - o desenvolvimento e implementação de suportes para ajudar os parceiros a responder às necessidades e interesses da criança, modificar e adaptar o ambiente e fornecer ferramentas para aprimorar a aprendizagem.

 

Uma das qualidades mais exclusivas do modelo SCERTS é que ele pode incorporar práticas de outras abordagens, incluindo ABA – Denver, TEACCH, DIR Floortime, entre outras. O modelo SCERTS está mais preocupado em ajudar pessoas com autismo em alcançar o seu Progresso Autêntico, que é definido como a capacidade de aprender e aplicar espontaneamente habilidades funcionais em uma variedade de ambientes e com uma variedade de pessoas.

 

Assim, o modelo SCERTS visa os desafios mais significativos enfrentados por crianças com TEA e suas famílias. Isso é realizado por meio de parcerias família e profissionais (cuidados centrados na família) e priorizando as habilidades e apoios que levarão aos resultados mais positivos de longo prazo, conforme indicado pelo National Research Council (2001). Como tal, o SCERTS pode ser compreendido como um trabalho em equipe que fornece aos familiares e profissionais da saúde e educadores um plano para implementar um programa abrangente e baseado em evidências científicas que visa melhorar a qualidade de vida de crianças e famílias.

 

O modelo SCERTS pode ser usado com crianças, jovens e adultos em uma variedade de habilidades de desenvolvimento, incluindo indivíduos não-verbais, pré-verbais e verbais. É um modelo de vida útil que pode ser usado desde o risco para o autismo, diagnóstico inicial, até os anos escolares e depois. Pode ser adaptado para atender às demandas exclusivas de diferentes ambientes sociais dos indivíduos com TEA, incluindo casa, escola, comunidade e ambientes vocacionais (de mercado de trabalho).

 

Entre em contato conosco para saber mais sobre o método, cursos e supervisões.

 

www.scerts.com

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