Gripe, resfriado, rinite, sinusite e COVID: entenda as diferenças


30/05/2021   

Chegando o frio, mudanças de temperatura, tirando as roupas de inverno do armário, crianças voltando para as escolas, pandemia no primeiro espirro, nariz escorrendo, congestão e as mães entram em pânico! Será que é rinite? Resfriado? Gripe? Sinusite? Corona vírus?

 

Vamos explicar de forma simples o que é cada uma dessas doenças e as principais diferenças.

 

Rinite

Apesar de existirem diversos tipos de rinite, geralmente é um quadro alérgico crônico, não infeccioso, que pode ter crises desencadeadas por poeira, mofo, mudanças de temperaturas, cheiros fortes entre outros. Os sintomas típicos são coceiras, espirros, coriza e obstrução nasal. Não tem febre.

 

Resfriado comum

O resfriado comum é uma infecção viral, sendo o rinovírus é o mais prevalente. Geralmente a sintomatologia é discreta, com sintomas iniciais de dor de cabeça, espirros, calafrios e dor de garganta e, tardiamente com sintomas de coriza, obstrução nasal, tosse e mal-estar. Pode durar de 7 a 10 dias.

 

Gripe

A gripe é causada exclusivamente pelos vírus influenza. Tipicamente o início dos sintomas é repentino, caracterizado por febre alta, dor de cabeça intensa, tosse, dor de garganta, dor muscular, congestão nasal, cansaço, fraqueza e falta de apetite, apresentando, de uma forma geral, sintomas mais intensos do que no resfriado comum.

 

Rinossinusite

A Rinossinusite (conhecida popularmente como sinusite) é a infecção bacteriana do revestimento interno do nariz. Os sintomas são nariz entupido, secreção nasal,?redução / perda do olfato, dor de cabeça ou na face e tosse. A febre pode estar presente nos quadros agudos.

 

COVID-19

COVID-19 é a doença causada pelo SARS-COV2 (ou novo corona vírus). A apresentação é muito variável. Os principais sintomas iniciais são cefaleia, febre baixa (ou sensação de febre), tosse seca, dor de garganta, cansaço, dor no corpo, congestão nasal e coriza. Sintomas como náuseas, vômitos e diarreia podem estar presentes.

 

Diagnóstico preciso dessas infecções só é possível após avaliação médica.

Procure um médico assim que os sintomas iniciarem.

 

Alimentação saudável, hidratação, repouso, higienizar as mãos, proteger a tosse/espirros e o uso de máscaras são as melhores maneiras de prevenir estas infecções.

 

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

 

#otorrinolaringologia #saude #bemestar #valedotaquari #nariz #rinologia #qualidadedevida #


Fonte: Guidelines IVAS infecções das Vias Aéreas Superiores, Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e www.cdc.gov

Compartilhar