Qual é a Associação entre Perda Auditiva e a Demência?


04/11/2019   

A prevalência de demência aumentou, com os avanços rápidos na população idosa. A demência está associada a um maior risco de mortalidade, custos mais altos de assistência médica e incapacidade. As estratégias de tratamento atuais apenas melhoram os sintomas e não alteram o curso da doença. A identificação de pacientes em risco de demência é fundamental para prevenir uma epidemia iminente de demência. A perda auditiva (PA) foi recentemente reconhecida como um fator de risco para demência. O risco de PA aumenta com a idade e está associado a pontuações mais baixas nos testes de memória e um risco maior de demência por todas as causas.

 

A perda auditiva inclui deficiência auditiva periférica e disfunção auditiva central; ambos estão associados ao declínio cognitivo acelerado, prejuízo cognitivo e demência.

 

As evidências sugerem que mesmo níveis leves de PA aumentam os riscos ao longo prazo de declínio cognitivo e demência. A perda auditiva em idosos pode ter um papel no isolamento social, depressão, incapacidade, menor qualidade de vida e risco de demência; no entanto, a PA é um possível biomarcador e fator de risco modificável para declínio cognitivo, comprometimento cognitivo e demência. Uma meta-análise (conjunto de estudos) afirmou que 65% dos fatores de risco para demência são hereditários ou genéticos, o que significa que eles não são modificáveis; no entanto, 35% dos fatores podem ser modificados.

 

Neste estudo, com 16.270 participantes, a perda auditiva foi associada à demência, especialmente em pacientes com idades entre 45 e 64 anos.

 

A perda auditiva está associada a um risco maior de demência, e os resultados sugerem que a proteção auditiva, a triagem e o tratamento podem ser usados como estratégias para diminuir esse potencial fator de risco.

 

Se você está com dificuldade para ouvir ou conhece alguém com sinais de diminuição da audição entre em contato conosco.


Fonte: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2740068

Compartilhar